Minha vagina vai ficar diferente depois do parto?

Minha vagina vai ficar diferente depois do parto?

Ela é um órgão extremamente elástico e que habitualmente volta ao seu estado normal em pouco tempo

Ela é um órgão extremamente elástico e que habitualmente volta ao seu estado normal em pouco tempo. Como é uma mucosa, durante a gestação fica embebida de líquidos por causa dos hormônios, com maior irrigação e coloração mais escura.

Agora, com a redução hormonal súbita de estrógeno e progesterona e a subida da prolactina, pode ir de um extremo ao outro, apresentando uma leve atrofia e menor lubrificação. A pele também pode ficar mais ressecada e sujeita a irritações e rupturas. É o momento de usar mais lubrificantes para as relações sexuais, se necessário.

A recuperação será mais lenta se a mulher sofreu laceração ou episiotomia, uma incisão na região do períneo (área muscular entre a vagina e o ânus). Se houve cortes na região vaginal, há necessidades de cuidados e a cicatrização normal pode levar cerca de 15 dias. Já os pontos de cesárea podem demorar 40 dias ou mais para cicatrizar. Vale lembrar que, no Brasil, a episiotomia ainda é usada desnecessariamente por muitos profissionais de saúde, mesmo sem autorização das pacientes; e que há uma verdadeira legião de obstetras que se posicionam contrários ao uso da técnica em qualquer circunstância.

Fonte:

https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/01/minha-vagina-vai-ficar-diferente-depois-do-parto.html

Post a Comment

#FOLLOW US ON INSTAGRAM