Mamadas noturnas: a dificuldade de planejar uma rotina com o bebê

Mamadas noturnas: a dificuldade de planejar uma rotina com o bebê

“Planejar um dia, nas suas 24 horas de duração, pode soar útil para nós, mas para um bebezinho não faz sentido algum”, explica Chris Nicklas

Mamadas noturnas são um capítulo à parte na vida de uma mãe que amamenta.

Para essa mãe, não era diferente. A mudança repentina no padrão das mamadas, que transformou a madrugada numa sequência de pequenos sobressaltos, a tirou completamente do eixo e sua inquietação era visível. Depois de experimentar por três meses intervalos generosos, que chegavam a sete horas, ser acordada de hora em hora durante a noite toda, não estava nos seus planos. Este, normalmente, é o problema: assim que temos filhos insistimos em ter planos…

Planejar um dia, nas suas 24 horas de duração, pode soar útil para nós, mas para um bebezinho não faz sentido algum. O que é dia? O que é noite? Nascemos já conhecedores de tais conceitos? Não, de forma alguma. Ao contrário, ao nascer, estamos submetidos ao nosso organismo que nada mais quer do que encontrar um tal “equilíbrio dinâmico”, que assim que é encontrado, se perde num piscar de olhos. Fome, sono, fezes, urina, arrotos, cólicas, frio, calor… E se somarmos isso tudo a todos os eventos que se passam em nosso cérebro e sentidos no encontro com o mundo cá fora, cheio de estímulos! Ufa! Que revolução. Sim, nascemos e mergulhamos em ondas nunca antes navegadas por nossa breve existência.

Nascemos com alma de descobridores, desbravadores.

Enquanto isso, a mãe quer dormir. Eu não pensava, como tantas outras milhões de mulheres não pensam, em outra coisa a não ser: preciso planejar o meu dia, para conseguir descansar.

Somos egoístas? Não, eu não diria isso. Essa é uma visão muito simplista e reducionista da maternidade. Somos o que somos. Despreparadas para as demandas de um bebê, este ser tão fora de órbita que cai de paraquedas em nossas vidas e sai deslocando tudo o que demoramos dezenas de anos para por no lugar.

Fonte:

https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Chris-Nicklas-Amamentar-e/noticia/2020/03/mamadas-noturnas-dificuldade-de-planejar-uma-rotina-com-o-bebe.html

Post a Comment

#FOLLOW US ON INSTAGRAM