6 coisas que você precisa saber sobre alimentação da mãe e amamentação

6 coisas que você precisa saber sobre alimentação da mãe e amamentação

O Agosto Dourado continua. Chamamos especialistas para esclarecer dúvidas e mitos sobre a influência do cardápio da mulher no leite materno.

Quem já amamentou certamente ouviu alguma dica do que comer ou não para melhorar a produção de leite, evitar cólicas e prevenir alergias no bebê. Mas, afinal, quanto disso é verdade? Aproveitamos o Agosto Dourado para investigar com especialistas as principais questões sobre o tema:

1. Há poucos estudos sobre alimentos que aumentam a produção de leite

“Uma canjiquinha quente ajuda!”, alguém mais velha deve ter te dito. No caso de alimentos à base de milho, caso da canjica, o raciocínio é de que eles fornecem mais carboidratos, principal fonte de energia do corpo. “Esse aumento de calorias disponíveis pode colaborar para a produção do leite”, explica Loretta Campos, pediatra consultora em Aleitamento Materno pelo IBCLC.

Já com a cerveja preta, caldos e chás, o que ocorre é que eles fornecem líquido para o organismo. Além da sucção do bebê, a disponibilidade de água é o principal fator a influenciar no leite da mãe, então o ideal é tomar entre 3 e 4 litros ao dia

Mas isso não quer dizer que seja preciso abrir mão dos alimentos indicados pela sabedoria popular. “Há uma pressão muito grande nessa fase em cima da mulher, e nenhum destes itens fará mal a ela ou ao bebê, então se ela quiser consumir, não há problemas, só não dá pra dizer que farão efeito”, comenta Luciana da Costa, nutricionista da Maternidade Pro Matre Paulista.

A exceção fica por conta da cerveja. O álcool é contraindicado no período pelo risco de efeitos adversos no bebê. “Se a mãe deseja beber, recomendo que o faça em apenas uma dose, e com um intervalo de três ou quatro horas até a próxima mamada”, aponta Loretta.

Fonte:

https://bebe.abril.com.br/amamentacao/6-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-alimentacao-da-mae-e-amamentacao/

Post a Comment

#FOLLOW US ON INSTAGRAM